Medida do Supremo Tribunal Federal atende pedido da Polícia Federal e apura declarações do senador Flávio Bolsonaro contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em redes sociais.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a abertura de inquérito contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para apurar uma possível prática de calúnia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em publicação feita nas redes sociais.
A decisão foi tomada após solicitação da Polícia Federal (PF), com aval da Procuradoria-Geral da República (PGR), e tem como base uma postagem feita pelo senador em janeiro deste ano na plataforma X (antigo Twitter), onde ele associa o presidente a supostos crimes como tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e apoio a organizações criminosas e regimes autoritários.
Na publicação, Flávio Bolsonaro também mencionou a possibilidade de Lula ser alvo de delação e citou o chamado “Foro de São Paulo”, além de relacionar o conteúdo a críticas políticas ao governo federal.
Para o ministro Alexandre de Moraes, o material divulgado em ambiente público pode configurar imputação de fatos criminosos ao chefe do Executivo, o que motivou a abertura do inquérito e o envio do caso à Polícia Federal para aprofundamento das investigações no prazo inicial de 60 dias.
A investigação ocorre em meio ao aumento de tensões políticas entre aliados do governo e da oposição, especialmente em disputas envolvendo o uso das redes sociais e acusações públicas entre lideranças nacionais.
Flávio Bolsonaro ainda não se manifestou oficialmente sobre a abertura do inquérito. A defesa deverá acompanhar o andamento do processo junto ao STF.
Da redação: Vale FM







