Notícias

1 30/06/2025 09:22

A China sediou neste sábado (28), em Pequim, a primeira edição da RoBoLeague, a Liga Mundial de Futebol de Robôs. O torneio contou com quatro equipes de robôs humanoides, com três jogadores cada, em partidas disputadas em formato semelhante ao futebol tradicional.

O grande diferencial da competição foi a autonomia completa dos robôs, que atuaram sem qualquer controle humano. Todas as decisões de jogo foram tomadas com base em estratégias programadas por inteligência artificial, destacando os avanços da China na área de robótica e automação.

Mesmo preparados para se levantarem sozinhos em caso de queda, alguns robôs precisaram ser "socorridos" por uma equipe médica fictícia, sendo levados para fora do campo em “macas”, o que chamou a atenção pelo tom de realismo e humor durante os jogos.

A RoBoLeague reforça o interesse da China em tecnologias de ponta, com planos de expandir a liga para novas edições e participação internacional nos próximos anos. Além do entretenimento, o projeto também abre caminho para aplicações práticas da robótica autônoma em diversas áreas.

Redação: Vale FM







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.