As informações passadas pelos moradores é de que a Embasa tem deixado a desejar na região.
Moradores da Colônia, em Una, entraram em contato com a Costa Sul FM para relatar que desde o dia 3 de junho, enfrentam problemas no abastecimento de água fornecido pela Empresa Baiana de Saneamento (Embasa). A comunidade relatou o fato à Rádio Costa Sul FM, além de postar em redes sociais, vídeos que mostram reservatórios com água de tom acastanhado, indicando possível contaminação.
Segundo uma moradora que entrou em contato com a Embase nesta terça-feira (10), a resposta da companhia foi de que a captação no Rio Aliança estaria com turbidez elevada, justificando, assim, a cor barrenta da água. O fornecimento foi parcialmente interrompido em alguns dias, gerando incômodo e preocupação entre os residentes.
A Embase, empresa estadual que presta serviços de água e esgoto em quase 370 municípios da Bahia e atende cerca de 10 milhões de pessoas , não divulgou até o momento um cronograma de ações para solucionar a turbidez na captação.
Os moradores cobraram medidas urgentes para filtrar e limpar os sistemas de captação e distribuição, bem como definirem prazo exato para a retomada do abastecimento com água de qualidade. A comunidade local aguarda retorno formal da Embasa com soluções técnicas e previsão para normalização do serviço.
Da Redação CSFM