A iniciativa teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância do acolhimento familiar como alternativa ao acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade
A Secretaria de Assistência Social de Canavieiras, por meio do Serviço de Acolhimento Familiar, realizou nesta semana uma palestra no Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Sócrates Resende. A iniciativa, em parceria com a Rede de Saúde, teve como objetivo sensibilizar e informar a comunidade sobre a importância do acolhimento familiar como alternativa ao acolhimento institucional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Durante o encontro, foram apresentadas as diretrizes do programa, esclarecendo dúvidas e convidando novas famílias a se cadastrarem para participar dessa missão de cuidado com crianças e adolescentes que tiveram seus direitos violados.
O Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora (SFA) é uma política pública que organiza o acolhimento, em residências de famílias acolhedoras cadastradas, de crianças e adolescentes afastados do convívio familiar por medida de proteção. O serviço é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido.
As inscrições para famílias interessadas em participar do programa estão abertas. Para mais informações, os interessados devem procurar o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Mário Ramos, 143, bairro Cidade Nova.
A iniciativa visa ampliar a rede de proteção social no município, garantindo o direito à convivência familiar e comunitária de crianças e adolescentes, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Da Redação CSFM