A sessão desta terça-feira (15) foi marcada pela ausência dos vereadores Ricardo Goiaba e Vitor Fábio, que, segundo informado pela casa, teriam faltado por motivos de saúde.
Durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Canavieiras desta terça-feira (15), parlamentares apresentaram indicações, pedidos e cobranças relacionados a obras, serviços públicos e infraestrutura urbana e rural. A sessão foi iniciada com uma homenagem aos atletas de beach tênis da Arena CDC e à nadadora infantil Heloísa, que receberam congratulações pelos títulos conquistados.
Homenageados recebem menções de aplausos dos edis.Foto: Dan Oliveira/CSFM
O engenheiro Rafael Alvarez, representante de uma empresa que está em negociação com a administração municipal, informou que atualmente está em andamento um processo de mapeamento da cidade para a regularização de loteamentos, logradouros e imóveis na cidade. A iniciativa pretende realizar um trabalho similar ao realizado pela Regularização Fundiária Urbana (REURB), regularizando lotes, ruas e imóveis de Canavieiras.
Em entrevista à reportagem da emissora, Rafael informou que através de um Drone, sua empresa irá mapear do céu com a precisão de centímetros. Ele mostrou à reportagem um exemplo do trabalhdo feito na cidade de Porto Seguro, onde foi possível observar a clareza de fato das imagens registradas pelo drone. As informações são de que o empresário irá se encontrar com o prefeito Paulo Carvalho para discutir os procedimentos finais e dar início ao processo de mapeamento. A medida, segundo os envolvidos, irá beneficiar o município, já que atualmente, apenas o centro histórico está devidamente mapeado. E, após o término do serviço, o município estará apto para obter verbas estaduais para reformas, reestruturações e inaugurações dentro do território urbano.
A sessão desta terça-feira (15), entretanto, foi marcada pela ausência dos vereadores Ricardo Goiaba e Vitor Fábio, que, segundo informado pela casa, teriam faltado por motivos de saúde.
O início dos trabalhos de rotina da câmara se iniciou com a fala do vereador Cosminho pediu providências para a revitalização da rede de drenagem da Rua Adelizia Silva Rodrigues, destacando a importância da medida para evitar alagamentos e a proliferação de doenças e animais peçonhentos durante chuvas intensas. O edil explicou que a rua em questão recebe escoamento tanto daRua Almir Nonato, quanto da Rua José Marcelino e da Avenida Barão do Rio Branco, e se torna praticamente um curso de rio, dentre ourtras palavras.
Já o vereador Tiago Medrado apresentou diversos pedidos. Ele solicitou providências para a realização de entregas dos Correios na localidade da Ilha de Atalaia, a melhoria da iluminação pública na Rua Licurgo Ramos — onde, segundo ele, há três postes apagados — e requerimentos à gestão municipal relacionados ao contrato da Clínica Médica Popular, no caso, contrato vigente e informações administrativas e contábeis. O vereador também solicitou uma moção de aplausos à instituição Água Canes, pelo trabalho social e educacional desenvolvido com crianças, especialmente na área da natação. Tiago ainda relatou as dificuldades enfrentadas por moradores de Canavieiras que realizam tratamento ocular na cidade de Gandu, devido à ausência de transporte, afetando principalmente idosos e pessoas com comorbidades.
O vereador Roque Alves pediu o calçamento da Rua Bela Vista, considerada a principal via da comunidade de Perelândia, na zona rural de Canavieiras. Ele também exigiu providências ao Governo do Estado em relação à situação da BA-274, conhecida como Transouricana. Segundo o vereador, a falta de ações por parte do governo estadual seria uma retaliação ao resultado eleitoral na cidade. Ele disse que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve estar fazendo uma vingança (se referindo ao que ele chamou de descaso do governador com a rodovia) contra Canavieiras "por ter perdido a eleição aqui" (em referência clara à derrota de Rodrigues em Canavieiras na última eleição).
A vereadora Isa Ramalho, durante o seu discurso após o de Alves, indicou a revitalização da Avenida Himério Cavalcante, que liga o centro à região das praias, com a implementação de iluminação pública e instalação de bancos e mesas no trecho entre a Panzini e a Ponte do Rio Patipe, com o objetivo de oferecer mais segurança e conforto a quem transita pelo local. Segundo Isa, a medida irá criar um novo ponto atrativo para turistas e moradores, inclusive no período noturno, oferecendo até mesmo um descanso merecido para os praticamentes da caminhada. A parlamentar também solicitou a criação de cursos de primeiros socorros para professores e funcionários das escolas públicas municipais, em conformidade com a Lei nº 13.722/2018, conhecida como Lei Lucas, que é uma lei federal que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros de professores e funcionários de escolas. A lei foi criada para garantir a segurança de crianças e adolescentes em situações de acidentes, como engasgos.
Isa Ramalho comentou ainda sobre a queda do telhado do Centro Educacional Antônio Cartlos Magalhães (ACM), ocorrida no último sábado (12), que felizmente não teve vítimas. A escola havia passado por reforma na gestão do ex-prefeito cassado Roberto Clóvis Almeida e, segundo a vereadora, o atual prefeito, Paulo Carvalho, já teria solicitado que a empresa responsável pela obra refaça o telhado e revise os demais serviços executados por ela. O presidente da Câmara, Roni da Pescan, acrescentou informações adicionais à fala de Isa, ao relatar que o problema com a madeira utilizada na obra, identificada como eucalipto verde, teria sido alertado anteriormente às autoridades competentes, incluindo a prefeitura durante a gestão Almeida, após visita de Roni, Isa e demais vereadores à época, sem que providências concretas tenham sido tomadas à época.
Telhado da Escola ACM após desabamento. Foto: Ascom/ Câmara de Canavieiras
O vereador Josimar Capixaba elogiou a ordem de serviço emitida pelo Executivo para a construção da creche do bairro Sócrates Rezende, no início desta semana. Ele também solicitou à Secretaria Municipal de Saúde a disponibilização de um veículo próprio para atender aos moradores da zona rural como um todo e pediu a convocação do secretário de Finanças para comparecer à Câmara e prestar esclarecimentos sobre a pasta, alegando insatisfação com os balancetes enviados pela gestão no dia 8 de abril deste ano. O vereador também agradeceu a aquisição de um trator para a comunidade de Era Nova, viabilizada por meio de solicitação dele ao seu deputado estadual.
Em complemento à fala de Tiago Medrado sobre a falta de transporte para pacientes com problemas oftalmológicos em Gandú, a vereadora Isa Ramalho informou, já no grande expediente, que ela e o presidente da Câmara, Roni da Pescan, já estavam marcados para se reunir com o novo secretário de Saúde do município na próxima quarta-feira (16) para tratar do assunto e resolver a questão.
Por fim, o vereador Freitas do Queijo pediu a retomada do serviço de lancha para a comunidade ribeirinha de Campinhos, composta por pescadores e marisqueiras, ressaltando que o transporte que antes era gratuito e ocorria duas vezes por semana, foi suspenso. O vereador também relatou as condições precárias do Ramal da Barreirinha, na BA-274, que de acordo com as imagens, está praticamente intransitável, especialmente nos dias chuvosos e posteriores à chuva.
Ramal da Barreirinha, na zona rural de Canavieiras. Foto:Ascom/ Vereador Freitas do Queijo
Todos os pedidos de providências foram aprovados pelos vereadores à exceção da convocação do secretário de finanças do município, que teve cinco votos contrários e quatro votos à favor.
Da Redação CSFM