Notícias

1 01/04/2025 11:36

As autoridades orientam a população a não realizar transferências em situações suspeitas e a procurar a delegacia para registrar ocorrência caso recebam mensagens ou ligações exigindo dinheiro via pix

Nesta manhã de terça-feira (01), nossa aquipe de reportagem em contato com a Polícia Civil de Canavieiras, no sul da Bahia, foi informada que no municipio tem ocorrido uma onda de golpes aplicados com a ultilização de tranferencias via pix.

Segundo as autoridades, semanalmente uma média de 15 ocorrências tem sido registradas. Entre os principais golpes identificados estão fraudes em vendas falsas e extorsões sob ameaça.

No golpe da falsa venda, criminosos utilizam imagens de produtos, como veículos e imóveis, retiradas de anúncios reais publicados em redes sociais. Com essas informações, criam novos anúncios em outras plataformas, oferecendo os bens por valores abaixo do mercado. Quando um interessado entra em contato, os golpistas chegam a agendar encontros entre o comprador e o verdadeiro proprietário, mas utilizam de mentiras para impedir a comunicação direta entre eles. Após a vítima realizar a transferência via pix, o contato é bloqueado.

Ainda segundo as autoridades, outro golpe aplicado frequentemente na cidade é o do "cagueta". Nesse caso, criminosos entram em contato por telefone ou aplicativo de mensagens, alegando fazer parte de uma facção criminosa. A vítima é falsamente acusada de ter delatado atividades do grupo à polícia e ameaçada de morte. Para evitar o suposto ataque, os golpistas exigem um pagamento, alegando que o valor cobriria um prejuízo causado à organização criminosa.

As autoridades orientam a população a não realizar transferências em situações suspeitas e a procurar a delegacia para registrar ocorrência caso recebam mensagens ou ligações exigindo dinheiro via pix. A Polícia Civil segue investigando os casos e apurando a origem dos golpes aplicados na cidade.

 

Da redação.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.