Até o momento, o Brasil registrou um total de 697.894 óbitos acumulados por COVID-19, conforme dados atualizados na quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.
As rádios Costa Sul FM e Vale FM, de Canavieiras e Amargosa, respectivamente, realizaram um levantamento de casos de Covid-19 nos dois municípios no início deste ano, buscando informações oficiais juntos às secretarias de saúde das duas cidades e o resultado pode ser constatado abaixo.
Em Canavieiras, foram realizados 72 testes para detecção do coronavírus, dos quais 27 apresentaram resultado positivo. De acordo com informações fornecidas pela Vigilância Sanitária, vinculada à Secretaria de Saúde, dos 27 casos confirmados, 20 pacientes já receberam alta, enquanto 7 permanecem em quarentena em suas residências. A chefe do setor de Vigilância Sanitária informou que a secretaria de saúde planeja, inclusive, solicitar ao Governo do Estado um aumento no número de testes disponíveis, visando atender às projeções realizadas pela pasta.
Até o momento, o Brasil registrou um total de 697.894 óbitos acumulados por COVID-19, conforme dados atualizados na quinta-feira (20) pelo Ministério da Saúde.
Já em Amargosa, a Secretaria de Saúde local confirmou dezesseis testagens com apenas três casos de COVID-19 durante o mesmo período. E, embora o número de infecções seja menor em comparação ao de Canavieiras, as autoridades municipais permanecem vigilantes à doença, e reforçam as medidas preventivas recomendadas pelo Ministério da Saúde, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social.
Vale ressaltar que para conter a disseminação do vírus, é fundamental que a população siga as medidas de prevenção estabelecidas pelas autoridades de saúde, que incluem:
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabonete, utilizar desinfetante para as mãos à base de álcool.
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.
- Evitar contato próximo com pessoas doentes, mantendo uma distância de pelo menos um metro.
- Permanecer em casa quando estiver doente.
- Cobrir boca e nariz com um lenço de papel ao tossir ou espirrar, descartando-o adequadamente e higienizando as mãos em seguida.
A adesão a essas medidas é essencial para proteger a saúde individual e coletiva, contribuindo para a redução da transmissão do vírus e evitando a sobrecarga dos sistemas de saúde.
Das Redações da CSFM e Vale FM