De acordo com relatos, o ar-condicionado da van quebrou há um mês e, desde então, as soluções adotadas têm sido inconsistentes.
Moradores de Canavieiras que dependem do transporte público para atendimento médico em Itabuna enfrentam dificuldades há cerca de um mês devido a problemas na van disponibilizada pela Prefeitura. Entre os passageiros, está uma mãe que viaja semanalmente com sua filha de 6 anos, portadora do Transtorno do Espectro Autista (TEA), para realizar terapias especializadas.
De acordo com relatos, o ar-condicionado da van quebrou há um mês e, desde então, as soluções adotadas têm sido inconsistentes. Na segunda semana após o problema, os pacientes foram transportados em um ônibus escolar. Na terceira semana, no entanto, o serviço não foi disponibilizado, deixando os pacientes sem atendimento. Já na última terça-feira (4), a mãe foi informada de que não poderia viajar com sua filha. No entanto, para surpresa da família, um motorista apareceu em sua residência às 4h da manhã informando que ela poderia seguir para o tratamento, mas em um carro convencional, que também transportaria um paciente em tratamento contra o câncer.
A mãe relatou que, devido à falta de planejamento e comunicação prévia, não conseguiu organizar a viagem de última hora com sua filha, que necessita de uma preparação específica para enfrentar deslocamentos longos. Além disso, destacou que, na última semana, os pacientes saíram de Canavieiras às 5h da manhã e só retornaram às 22h, uma jornada exaustiva, especialmente para pessoas em tratamento médico.
Os pacientes que dependem desse serviço aguardam providências urgentes das autoridades responsáveis para garantir um transporte adequado, seguro e previsível, considerando a vulnerabilidade e a necessidade de cuidados especiais de muitos dos passageiros.
Da Redação CSFM