Notícias

1 29/01/2025 18:16

A Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) emitiu um alerta nesta sexta-feira (24) sobre a baixa adesão à vacina contra a dengue. O imunizante, disponível para um grupo específico de pessoas, foi distribuído em 1.9 mil cidades onde a doença é mais prevalente. Contudo, apenas metade das doses enviadas pelo Ministério da Saúde foi aplicada.

Até 20 de janeiro de 2025, foram distribuídas 6.370.966 doses da vacina Qdenga, mas apenas 3.205.625 doses foram efetivamente aplicadas. Em 2024, o Brasil registrou um número recorde de casos de dengue, com 6.629.595 casos e 6.103 mortes. Este ano, já foram notificados 101.485 casos e 15 mortes confirmadas.

A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi aprovada pela Anvisa e está sendo distribuída desde fevereiro de 2024, com a aplicação em duas doses, com intervalo de 90 dias. No entanto, devido à capacidade limitada de produção, o governo destinou a vacina a crianças de 10 a 14 anos, faixa etária com maior número de hospitalizações.

Mônica Levi, presidente da SBIm, destacou a segurança e eficácia da vacina, que, quando aplicada corretamente, pode garantir proteção por até quatro anos e meio. Ela também orienta que, caso haja atraso na aplicação, a segunda dose pode ser tomada normalmente, sem prejuízo no esquema de imunização.

Além disso, o Ministério da Saúde tem adotado medidas preventivas para combater a dengue, com intensificação do controle do mosquito transmissor, o Aedes aegypti, e ações como o método Wolbachia e borrifação residual em áreas públicas.

Com o aumento da circulação do sorotipo 3 do vírus da dengue, que não era predominante no Brasil desde 2008, a SBIm reforça a importância da vacinação e das ações de prevenção.

Da Redação - Vale FM







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.