Cristina Pita
A cidade de Conceição do Almeida está comemorando seus 134 anos de emancipação Política, cuja data é celebrada neste dia 18 de julho.
Desde ontem, quarta-feira, dia 17, a cidade está em festa, atraindo visitantes de municípios vizinhos celebrando a data com a população na Micareta do Almeidão, que segue até esta sexta-feira (19/7), na praça do Mercado Muinicipal.
As comemorações cívicas iniciaram na manhã de hoje com Alvorada, Missa Festiva na Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Hasteamento das Bandeiras, na Praça 18 de Julho, e a apresentação da Fanfarra.
"Foi um momento significativo para nossa cidade, marcando essa data especial com união e gratidão", disse o prefeito de Conceição do Almeida, Ito de Bêga.
Pela tarde aconteceu a sessão solene realizada pela Câmara Municipal, no auditório do Colégio Mansinho Almeida em comemoração ao aniversário de Conceição do Almeida, com a entrega de títulos de cidadão almeidense a personalidades que contribuem para o progresso da cidade.
Desenvolvimento
O município chega aos 134 anos com muitas realizações e grandes investimentos, como construções e revitalização de praças, quadras poliesportivas e escolas na sede e na zona rural; desenvolvimento e expansão de programas socioeducativos; reformas e ampliações de unidades de saúde; recuperação de estradas e jardins; realização de jogos e competições esportivas; extensão de abastecimento de água para zona rural.
Um pouco de história
Em meados do século XIX, uma aglomeração formada em torno de uma capela, construída sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, recebeu o nome de Capela do Almeida devido ao fato dos proprietários do terreno serem da família Almeida Sande.
O município foi criado com território desmembrado de São Felipe, pelo Ato Estadual de 18 de Julho de 1890, com a denominação de Conceição do Almeida.
Receberia o nome de Afonso Pena em 1909. Retomou em 1943, o topônimo de Conceição do Almeida. A sede foi elevada à categoria de cidade através Lei Estadual de 17 de Agosto de 1909, com a denominação de Nossa Senhora da Conceição do Almeida.
A origem do topônimo deve-se a combinação do nome da padroeira - Conceição, com o da família Almeida. Antes de ser município já se denominava Freguesia de Conceição do Almeida.
Confira as atrações da Micareta do Almeidão