Notícias

1 17/05/2024 11:09

Hoje, a vacina contra um tumor mais avançada, na última etapa dos testes clínicos, é contra o melanoma

As vacinas contra o câncer devem ser uma nova realidade em breve. Ao menos, é o que indicam especialistas da área, que preveem a primeira aprovação de uma dose terapêutica para um tumor ainda nesta década.

Atualmente, a vacina contra um tumor mais avançada, na última etapa dos testes clínicos, é contra o melanoma, câncer de pele mais agressivo e um dos mais incidentes entre a população brasileira.

A dose foi desenvolvida pela Moderna em parceria com a MSD e recebeu o status de 'terapia inovadora' pela FDA, nos Estados Unidos.

Os resultados da fase 2 revelaram que a vacina reduziu o risco de morte ou recorrência em 49%, e de morte ou metástase em 62%. Além disso, o laboratório dos Estados Unidos está nos estágios finais dos ensaios clínicos de uma vacina para câncer de pulmão de células não pequenas e câncer de bexiga.

O câncer de mama é outra doença que também já conta com estudos clínicos para o desenvolvimento de uma vacina. A Fiocruz foi uma das escolhidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conduzir as pesquisas. Atualmente, o processo encontra-se em um estágio muito inicial.

Apesar das boas expectativas, especialistas indicam que não há como fornecer prazos para que os imunizantes cheguem à população, já que diversos outros testes ainda precisarão ser realizados no futuro.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.