A Bahia produz tantas variedades de frutas em abundância, em mais de 85% do seu território, e em volumes crescentes a cada ano. São 664 mil hectares plantados de frutas e 28 milhões de hectares ocupados com frutas nativas, sem intervenção humana.
Com pomares distribuídos por 357 municípios, a Bahia se consolida como o segundo maior estado produtor de frutas frescas do País, atrás apenas de São Paulo.
Esse número diz repeito à totalidade da produção das variedades existentes, das lavouras permanentes e temporárias, unindo os grandes, médios e pequenos fruticultores, além dos agricultores familiares.
São mais de 5 milhões de toneladas de frutas cultivadas no estado por ano, o que faz com que a Bahia, sozinha, responda por mais de 10% da produção brasileira.
Os dados são do Censo Agropecuário 2017 e da Pesquisa Agrícola Municipal 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE); da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri); da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI); e da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas).
Com toda a rica diversidade frutícola, a Bahia se destaca por liderar o cultivo de guaraná, manga e maracujá no Brasil, sendo responsável, respectivamente, por 63%,17, 42,93% e 32,65% da produção nacional.
O estado é também o segundo maior produtor do País de mamão, limão, cacau, abacate, abacaxi e coco; e o terceiro maior de açaí, banana, melão e goiaba. Ocupa ainda o quarto lugar no cultivo de laranja, uva, melancia e marmelo.
Há outras frutas que também são produzidas na Bahia e que totalizam 348 toneladas, com volume de produção abaixo de uma tonelada e ainda as protegidas pelo sigilo estatístico. São elas: cajá, mangaba, seriguela, tamarindo, umbu, morango, amora preta, framboesa, ameixa, cereja, jambo, lichia, kiwi, pomelo (laranja da polpa vermelha), maçã, pera, nêspera, pêssego, damasco, macadâmia e tâmara. Ou seja, a Bahia tem uma diversidade de produção de 54 tipos de frutas e suas variedades.
*A Tarde