Notícias

1 02/04/2024 09:05

A Bahia registrou cinco tremores de terra ao longo do mês de março. Segundo o Boletim Sísmico do Nordeste, que realiza o monitoramento dos terremotos no Nordeste, as ocorrências foram registradas em Jaguarari (3) e Jacobina (2).

De acordo com o boletim, os dados serão revisados após 3 meses baseados nos dados de estações que não enviam as informações em tempo real. Ainda segundo o boletim, primeiro tremor de terra aconteceu no dia 3 de março, em Jaguarari. Veja tabela da Bahia:

A magnitude mede a potência de um terremoto pela energia que ele libera em seu epicentro e é determinada pelas leituras dos sismógrafos. Muitos sismólogos utilizam atualmente o termo "magnitude do momento" para terremotos de média e alta potência. A escala é calculada de maneira diferente da antiga escala Richter, mas os valores são comparáveis

Jaguarari foi a cidade que mais tremeu em janeiro

Tremores são monitorados pelo Boletim Sísmico do Nordeste. Foto: Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LABSIS/UFRN).

Assim como em março, em janeiro Jaguarari também foi a cidade que mais tremeu na Bahia. No primeiro mês do anos foram 17 tremores, sendo nove no município, que fica a 407 quilômetros de Salvador. Jacobina foi a segunda cidade baiana com maior número de registros. Foram seis abalos sísmicos em 30 dias.







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.