Notícias

1 22/02/2024 14:32

Doação salvou a vida de oito pessoas que aguardavam na fila por um transplante

A equipe do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), em Porto Seguro, realizou, na quarta-feira (21), mais uma captação de órgãos. O procedimento foi possível após o diagnóstico de morte encefálica, seguindo os protocolos do Ministério da Saúde, de uma paciente de 54 anos que sofreu um AVC hemorrágico.

A captação, autorizada pela família, possibilitou a doação de múltiplos órgãos, salvando a vida de oito pessoas que aguardavam na fila por um transplante.

Assim que a doação foi autorizada, a Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA) foi acionada e coordenou a logística para a captação e distribuição dos órgãos, garantindo que cada um deles chegasse aos destinatários de forma segura.

A equipe multiprofissional do hospital, liderada pelos doutores Rodrigo Serapião, Gerlan Costa e Vitor Hugo, coordenou a captação dos órgãos vitais, incluindo coração, fígado, rins e córneas.

“A captação de múltiplos órgãos é a manifestação da solidariedade e compaixão de uma família que, mesmo em meio à dor e à angústia da perda de um ente querido, decidiu pelo nobre gesto de salvar outras vidas”, salientou Rodrigo Serapião.

A equipe do Hospital Luís Eduardo Magalhães já havia realizado outras captações de múltiplos órgãos para doação. A mais recente ocorreu em junho do ano passado, também autorizada pela família de uma paciente diagnosticada com morte encefálica.

 

Fonte: Radar News







Av. Rio Branco, nº 741- Centro - Canavieiras/BA. CEP - 45.860-000
Tel.: (73) 3284-3905 - A Rádio que você ouve, a rádio que você FAZ!
© 2010 - Rádio Costa Sul FM - Todos os direitos reservados.