Áreas de pastagens em alguns locais já não tem mais comida par a criação de gado.
A elevação dos termômetros provocadas pelo efeito El Niño que está muito mais rigoroso neste ano e com a crise climática, que torna os eventos climáticos extremos mais comuns, a paisagem tem sofrido alterações resultantes da ação do homem durante décadas no município de Elísio Medrado.
A previsão dos institutos de meteorologia é de altas temperaturas nos próximos dias e registro de menos chuvas em relação ao ano anterior por conta do El Niño.
Com menos áreas de matas para proteger as nascentes e os cursos d’água, os resultados já são visíveis com baixos níveis d’água e pastagens secas sem capim para alimentar o gado nesse mês de novembro em plena primavera já anunciando como será o verão que começa no dia 22 de dezembro e termina em 20 de março 2024.
O único rio perene que nasce no município, rio Jacutinga está prestes a ter seu curo interrompido como aconteceu a 7 anos trás, e com isso comprometerá o abastecimento da cidade e várias comunidades rurais. O rio que depende do fluxo de alguns córregos já não recebe mais essa quantidade de água como a alguns meses trás, pois muitos deles sofrem o resultado do desmatamento, retirada e queimada das taboas.
* Recôncavo no AR