Neste sábado (1º), às 16h, o Vitória enfrenta o Cruzeiro no Mineirão pela 31ª rodada da Série A, buscando superar um retrospecto desfavorável. O Leão não vence a Raposa como visitante há 15 anos e soma apenas duas vitórias em 27 partidas fora de casa contra o rival.
A primeira dessas vitórias aconteceu em 2010, pelo Campeonato Brasileiro, quando o Vitória venceu por 1 a 0, com gol de Júnior, o "Diabo Loiro". Na ocasião, a partida ocorreu no Estádio Ipatingão, em Ipatinga, e não no Mineirão.
No estádio mineiro, o tabu é ainda maior: a última vitória do Vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão foi em 1998, pela 9ª rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro.
Vitória em 2010
O time comandado por Toninho Cecílio atuou com Viágara; Eduardo, Anderson Martins, Reniê e Egídio; Vanderson, Ricardo Conceição, Bida e Elkeson (Renato); Júnior (Gabriel Paulista) e Henrique Almeida (Soares). O Cruzeiro, treinado por Cuca, entrou em campo com Fábio; Diego Renan (Cláudio Caçapa), Gil, Edcarlos e Fabrício; Henrique, Rômulo (Walyson) e Montillo; Jones Carioca (Roger), Thiago Ribeiro e Wellington Paulista.
Vitória em 1998
No Mineirão, o Vitória treinado por Geninho escalou Sérgio; Dadico, Flávio Tanajura, Eloy e Esquerdinha; Elivélton, Matuzalém e Petkovic; Donizete Pantera, Donizete Amorim e Alex Mineiro, com entradas de Elvis, Élson e Agnaldo. O Cruzeiro, sob comando de Levir Culpi, jogou com Dida; Marcelo Dijan, Gottardo, Marcos Paulo e Gilberto; Caio, Valdo, Gustavo e Ricardinho; Fábio Júnior e Muller, com Marlon e Marcelo Ramos entrando durante a partida.
De acordo com o site oGol, das 27 partidas do Vitória como visitante do Cruzeiro, o mandante venceu 21 vezes, houve quatro empates e o Vitória venceu apenas duas vezes.
Retrospecto geral do confronto
Jogos fora de casa: 27
Vitória: 2
Empates: 4
Cruzeiro: 21
Total de partidas: 54
Vitória: 10
Empates: 12
Cruzeiro: 32
Na última visita ao Mineirão, em 2024, o Cruzeiro venceu por 3 a 1. A última vitória do Vitória sobre a Raposa foi em 2021, por 3 a 0, no Barradão.
Com oito rodadas restantes e apenas 31 pontos, o Vitória ocupa a 17ª posição, abrindo a zona de rebaixamento, um ponto atrás do Santos, primeiro time fora do descenso.
Redação: Vale FM



1






