O Mundial de Clubes da FIFA 2025 marcará uma nova era no futebol internacional. Pela primeira vez, o torneio contará com 32 clubes e será realizado nos Estados Unidos, entre os dias 14 de junho e 13 de julho de 2025. O formato será parecido com o da Copa do Mundo de seleções, com fase de grupos e mata-mata. Os jogos acontecerão em cidades ainda a serem confirmadas pela FIFA, mas a expectativa é que sejam utilizados estádios que também vão receber partidas da Copa América e da Copa do Mundo de 2026.
As 32 equipes serão divididas em 8 grupos com 4 clubes cada. Os dois melhores de cada grupo avançam às oitavas de final, e a partir daí os jogos serão eliminatórios. Entre os times já garantidos estão Flamengo (2022), Fluminense (2023) e Palmeiras (pelo ranking), representando a América do Sul. Da Europa, estão confirmados Real Madrid (2022), Manchester City (2023), Chelsea (2021), Bayern de Munique, Paris Saint-Germain, Internazionale e Benfica (todos via ranking). Da Concacaf vêm Monterrey, León e Seattle Sounders. Da Ásia, Al Hilal, Urawa Red Diamonds e Al Ain. Pela África, estão garantidos Wydad Casablanca, Al Ahly e Espérance Tunis. Auckland City representará a Oceania, e o país-sede, os Estados Unidos, terá um clube garantido que ainda será definido. No total, 29 clubes já estão confirmados, e os outros três virão dos torneios continentais de 2024 e 2025.
A premiação do torneio ainda não foi oficialmente divulgada, mas especula-se que a FIFA distribuirá mais de 2 bilhões de reais, com o campeão podendo faturar mais de R$ 200 milhões. Também haverá prêmios por desempenho nas fases do torneio e reconhecimentos individuais como melhor jogador e melhor goleiro.
O Mundial de Clubes 2025 será o primeiro no novo formato de 32 times e passará a ser disputado de quatro em quatro anos, assim como a Copa do Mundo de seleções. O Brasil, até o momento, é o país com mais representantes confirmados, com três clubes. A competição promete grandes confrontos intercontinentais e será uma vitrine global para o futebol de clubes.
Redação: Vale FM